SEI Portal transparência Sala de Imprensa MAGOS Concurso SAAE-VR 2017                                 

Notícias


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR), em parceria com a Prefeitura Municipal de Volta Redonda e com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, participou, nesta quarta-feira (24), de um evento realizado na Câmara Municipal da cidade, com o tema: “A Inclusão das Pessoas com Deficiência e Reabilitadas no Mercado Formal de Trabalho”.

A iniciativa, que reuniu diversos órgãos e representantes do poder público, teve como foco o debate sobre políticas de inclusão e legislações, com destaque para a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) – também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência. O evento abordou temas como a promoção da dignidade, a garantia de direitos das pessoas com deficiência e os deveres dos empregadores em relação à inclusão no ambiente de trabalho.

Durante o encontro, Auricério da Silva, chefe da Supervisão de Medição e Fiscalização do Saae-VR — setor responsável por receber os estagiários do programa —, foi convidado a discursar na tribuna, no painel “Boas Práticas no Mercado Formal de Trabalho”.

Segundo Auricério, “Trata-se de uma experiência enriquecedora, que amplia a visão de inclusão e contribui para a construção de uma sociedade mais justa e acolhedora.”

O diretor-executivo em exercício do Saae-VR, Silvino Gandos Bouzan, classificou o encontro como um divisor de águas na administração pública.

“Ficamos extremamente felizes com o convite para participar deste evento de tamanha importância e significado. Para nós, é motivo de muito orgulho e satisfação contribuir socialmente para a promoção da dignidade e de uma inclusão efetiva nesta parceria entre os poderes”, finalizou o diretor em exercício.

Desde fevereiro de 2025, o Saae-VR promove a integração de jovens com deficiência por meio do programa “Diploma Cidadão”, que oferece estágios remunerados na autarquia. A ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Volta Redonda, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e a Universidade Geraldo Di Biasi (UGB).