Agende uma Visita Sala de Imprensa Webmail MAGOS REDE Currículo - Estágio Concurso SAAE-VR 2017

Notícias


Com o objetivo de melhorar o tratamento de esgoto no bairro São Sebastião, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR) iniciou a recuperação das estações de tratamento (ETEs 1 e 2) do bairro. As equipes estão trabalhando para melhorar o potencial das estações tanto física quanto operacionalmente.

“Vamos revitalizar a ETE São Sebastião 1, e a segunda, que estava desativada, vamos colocar pra funcionar. Isso é fruto do planejamento que envolve diversas intervenções a curto, médio e longo prazo nos bairros”, explicou o presidente do Saae-VR, Paulo Cesar de Souza, o PC.

A ETE São Sebastião 1 trata 168 m³ por dia de esgoto, atendendo a uma população de aproximadamente 1,4 mil habitantes. De acordo com a chefe de Divisão do Saae-VR, a engenheira Kátia Mara Ribeiro, devido ao alto grau de corrosão na estrutura de aço encontrado pela equipe, a estação se encontra inoperante provisoriamente até que sejam realizadas as reformas.

“Houve um afundamento da caixa receptora de esgoto localizada na parte superior do tanque. Essa caixa será trocada e o tanque reformado. Estamos providenciando o material necessário para efetuar a reforma que será de grande importância para a comunidade”, ressaltou Cátia, acrescentando que as equipes já realizaram melhorias no abrigo para operador, limpeza, pintura e capina da estação.

A ETE São Sebastião 2 está inoperante desde quando a nova administração assumiu o governo. Foi feita a limpeza e identificadas as intervenções necessárias. Para que a estação entre novamente em operação, será feita adequação das tubulações de recalque, elevação do tratamento preliminar onde chega o esgoto, concretagem do pátio, troca de registros e construção do tanque de controle de medição de lodo.

Os trabalhos devem ser concluídos em aproximadamente 60 dias, após a chegada dos materiais.

Foto: Dvulgação Secom/PMVR