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Os primeiros 100 dias da atuação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR), sob a nova administração do prefeito Antonio Francisco Neto, apresentaram mudanças na forma de trabalhar, investimentos e a consequente melhora no serviço ofertado à população. De acordo com o presidente da autarquia, Paulo César de Souza, o PC, o plano de atuação montado pela nova administração seguiu seis diretrizes.

Uma delas foi a resolução imediata de problemas pendentes de água e esgoto acumulados. De acordo com dados do Saee-VR, o número de ordens de serviço em dezembro do ano passado era 611. Atualmente, a autarquia conseguiu reduzir esse número para 131, incluindo novas entradas ocorridas desde janeiro de 2021.

“Partimos para pequenas obras que geraram grandes resultados na questão do abastecimento de água como, por exemplo, na Rua Aristides Martins, no Limoeiro, e nos bairros Siderópolis e Jardim Esperança, por entender que esses atendimentos promovem benefícios imediatos à população”, acrescentou PC.

Com a pandemia de Covid-19 gerando impactos econômicos e sociais, foi importante também a mudança na forma de trabalhar, implantando uma melhor distribuição das atividades e adequação dos recursos de pessoal, sem aumento de custos. O objetivo foi obter o máximo de produtividade com os recursos disponíveis.

Ainda em relação aos custos, PC informou que houve uma redução associada a um aumento da receita. Uma das ações que propiciou isso foi a racionalização e controle da utilização de carros pipas, havendo uma redução de 65%, se comparados os custos registrados no primeiro trimestre de 2021 com igual período de 2020.

“O aumento na receita tem sido fruto da atuação integrada das unidades do Saae e ênfase nas ações efetivas de estimular os usuários a regularizarem as suas dívidas e ações no recebimento da dívida ativa”, explicou PC.

Para o prefeito Antonio Francisco Neto, todo o esforço que está sendo feito nos primeiros meses de sua gestão tem como prioridade otimizar recursos e melhorar o serviço prestado.

“A população pode ter certeza que estamos trabalhando sem interrupções e vamos conseguir melhorar o acesso à água e ao tratamento de esgoto para Volta Redonda. Melhorar a qualidade vida dos moradores é prioridade em nosso governo”, afirmou o prefeito.

Tecnologias e planejamento

Além das transformações internas visando mais eficiência no serviço prestado, o Saae-VR também trabalhou nesses 100 primeiros dias com foco na implantação de tecnologias e melhoria de sistemas automatizados, que serviram de suporte para tomada de decisões e realização de serviços de forma mais ágil.

PC explica que foi implantado um novo sistema de atendimento digital telefônico que gerencia melhor as ligações dos clientes e os coloca em filas para retorno automático pelo atendente. Isso deu mais agilidade e pronta resposta às solicitações.

“Também iniciamos a digitalização de documentos, que permite acesso mais rápido às informações, além da implantação da leitura à distância dos hidrômetros com chip, e do envio de contas por e-mail, ambos permitindo maior rapidez na arrecadação. E utilizamos a tecnologia soft-start nos sistemas de bombeamento, o que gera atendimento mais ágil e evita deslocamento de equipes ao local”, acrescentou o presidente do Saae-VR.

E todo esse trabalho em diversas frentes permitiu um melhor planejamento e execução das obras e projetos de maior porte, para eliminar deficiências nos sistemas de produção e distribuição de água tratada.

“Após análise das deficiências de nossos sistemas de produção e distribuição de água tratada, identificamos a rede da Avenida Beira-Rio como o principal item a ser resolvido e iniciamos, de imediato, o projeto de toda a rede e preparação das especificações, além do processo de licitação, que já foi iniciado”, acrescentou PC.