Agende uma Visita Sala de Imprensa Webmail MAGOS REDE Concurso SAAE-VR 2017

Notícias


O representante da AGEVAP (Associação Pró Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul), Magno Costa, esteve nesta quarta-feira, dia 17 de março, em Volta Redonda para verificar o sistema de captação flutuante da ETA (Estação de Tratamento de Água) Belmonte, localizado na Avenida Almirante Adalberto de Barros Nunes, no bairro Belmonte. Ele foi recebido por representantes do SAAE/VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda), a Gerente de Tratamento de Água, Jacira Bandeira, acompanhada por Ângelo Castro (Supervisor de Tratamento de Água) e Sebastião Alves (Supervisor de Eletromecânica).

O sistema de captação flutuante é formado por três conjuntos moto bombas sobre flutuadores com vazão de 400 l/s cada, um barrilete em aço carbono com diâmetro de 600 mm e painel de potência de 350 CV. O custo da obra foi em torno de R$ 2 milhões, utilizando recursos da AGEVAP, que disponibilizou para Volta Redonda por comodato, por isso a visita técnica para verificação do patrimônio.

“Aparecida, Três Rios e Barra Mansa, também foram cidades contempladas pela AGEVAP com o mesmo sistema de Volta Redonda, após verificação que alguns municípios poderiam ter a capacidade de captação de água comprometida em função da redução da vazão de afluente dos reservatórios da bacia do rio Paraíba do Sul. E todos os sistemas são avaliados como ferramenta de produção de recomendações gerenciais, que possibilitem o aprimoramento desse processo na gestão”, diz Magno Costa.

Segundo a gerente de Tratamento de Água, Jacira Bandeira, esse é um sistema alternativo para a cidade, que consegue a captação de água até diante de um quadro de falta de chuvas e o consequente baixo nível do Paraíba, além de ser utilizado em período de manutenção corretiva e preventiva do sistema de captação convencional, com bombas abaixo do nível.

“As informações prestadas para a AGEVAP faz parte do princípio que órgãos públicos devem ter transparência, que é a chave de uma gestão pública de qualidade”, conforme Ângelo Castro.

Foto: Jane Soares/SAAE